PROUNI

O QUE É

Criado pelo Governo Federal em 2004, o Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo em instituições de educação superior privadas - em cursos de graduação - a estudantes brasileiros que ainda não tenham o diploma de nível superior.

QUEM PODE ?

É voltado aos alunos que cursaram o ensino médio na rede pública ou particular de ensino na condição de bolsistas integrais, com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. O estudante pode concorrer a bolsas de 100%, de acordo com sua renda familiar.

Só poderá se candidatar ao processo seletivo do ProUni o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano anterior e obtido o mínimo de 450 pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do exame. As bolsas são distribuídas conforme as notas dos estudantes no ENEM. No site do ProUni, o candidato pode pesquisar as instituições e cursos participantes do programa. Ao efetuar a inscrição, o estudante escolhe a modalidade de bolsa e até três instituições de ensino superior, cursos e turnos dentre as opções disponíveis, de acordo com o seu perfil.

Encerrado o prazo de inscrição, o sistema do ProUni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no ENEM do ano anterior. Os candidatos pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino munidos dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição. As instituições de ensino superior podem realizar um processo seletivo próprio para definir os beneficiados. Nesses casos, os estudantes serão informados com antecedência.

Os candidatos aprovados serão incluídos no ProUni, com emissão do respectivo Termo de Concessão de Bolsa.