UNIPAC Pesquisa

A PROPE

Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-graduação e Cultura, órgão da Universidade Presidente Antônio Carlos, desde a sua criação, dedica-se à execução e acompanhamento de projetos e atividades nas diversas áreas do conhecimento humano.

Importante unidade que faz da tríade Ensino-Pesquisa-Extensão uma realidade em nossa Universidade, a PROPE é composta por vários setores que se inter-relacionam para atingir os objetivos de promoção da pesquisa, extensão, pós-graduação e cultura articulando-as de forma inter e multidisciplinar. Isto acontece através da reflexão e discussão sobre o espaço social e os sujeitos nele envolvidos, privilegiando ações conjuntas com as administrações públicas e a sociedade civil, objetivando o desenvolvimento sustentável e a transformação social. Desta forma o corpo acadêmico é preparado para o processo permanente de educação e interação dialógica com a comunidade interna e externa em que se unem conhecimentos teóricos e práticos no processo de inclusão social e construção do conhecimento, socializado fazendo uso de debates, publicações, apresentações e exposições nos diversos segmentos da Instituição e nas comunidades locais em que se inserem as várias unidades da UNIPAC.

A Coordenadoria de Extensão é responsável pela orientação, coordenação, supervisão e certificação das ações extensionistas realizadas pelas diferentes unidades administrativas que compõem a Universidade Presidente Antônio Carlos - MG.

Por meio deste site, vários serviços serão realizados, bem como serão veiculadas as principais informações relativas ao funcionamento da PROPE. Desde já, colocamo-nos à disposição para comentários, críticas e sugestões.

Editais de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa da Instituição têm como objetivo agregar um grupo de pesquisadores que tenham interesse em investigar objetos científicos comuns, promovendo ações interdisciplinares e multidimensionais. A reunião de pesquisadores, unidos pelo espírito de cientificidade, fortalece a pesquisa, uma vez que os grupos de pesquisa devem transcender os limites das respectivas disciplinas.

As áreas do conhecimento e as linhas de pesquisa, descritas abaixo, referem-se à competência de pesquisa instalada nos vários campi da Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC.

Para a descrição das áreas e para a elaboração das linhas de pesquisa foram considerados os seguintes critérios: a formação dos pesquisadores, a identidade e o potencial temático de cada campus e, também, os projetos existentes que estão em andamento na Universidade, sob a supervisão da Assessoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Cultura. Além disso, viabilizaram-se outras áreas do conhecimento a serem desenvolvidas por novos projetos dos professores e dos pesquisadores da UNIPAC.

Ressalta-se que a elaboração das linhas de pesquisa tem caráter flexível e passará por uma reformulação periódica para atender à dinâmica da produção do conhecimento na Universidade.

  1. Ciências Exatas e da Terra
  2. Ciências Biológicas
  3. Ciências da Saúde
  4. Ciências Agrárias
  5. Ciências Sociais Aplicadas
  6. Ciências Humanas
  7. Tecnologia
  8. Lingüística, Letras e Artes

Orientação


O projeto deverá ser apresentado em fonte arial tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5, e páginas numeradas.

O projeto deverá conter os tópicos descritos abaixo:

  1. Introdução/Justificativa - motivos da execução do projeto, estado da arte, objetivos, identificação do problema, relação com linhas de pesquisa da UNIPAC, relação com o projeto pedagógico dos cursos envolvidos.
  2. Objetivos - Listar os objetivos geral e específicos.
  3. Revisão Bibliográfica - resumo do levantamento de literatura relevante (com citação bibliográfica) e que proporcione embasamento à pesquisa proposta.
  4. Materiais e métodos - descrição dos materiais a serem utilizados e dos métodos a serem empregados com adequação da metodologia aos objetivos. Previsão de procedimentos, de técnicas de medição, de observações e de processamento das informações e dos resultados. Local(is) de execução do projeto de pesquisa.
  5. Referência bibliográfica - lista bibliográfica apenas dos autores citados no projeto. A forma de citação obedece às normas da ABNT.
  6. Equipamentos e materiais - listagem dos materiais e equipamentos a serem utilizados na pesquisa, existente e não existente na instituição, e softwares necessários ao bom desenvolvimento do projeto.

Programa de Iniciaçao Científica


Programa de Iniciaçao Científica

Nossos diferenciais para você