Iniciação Científica

Iniciação Científica

É notório o consenso na área acadêmica de que as contribuições das atividades de Iniciação Científica vão além do desenvolvimento do pesquisador especializado e colaboram para o desenvolvimento intelectual, cultural e moral do aluno. Nesse sentido, é imprescindível que as Instituições de Ensino Superior (IES) estimulem nos estudantes o interesse pela pesquisa e pela complementação da sua formação acadêmica através da participação em projetos de Iniciação Científica. Nesse sentido, com o objetivo de cumprir uma das suas funções primordiais, que é a construção do conhecimento, o Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) investe no Programa de Bolsas Iniciação Científica (PROBIC) para alunos e professores orientadores. O PROBIC consiste, portanto, num empreendimento de institucionalização da Iniciação Científica buscando criar um espaço de desenvolvimento e formação do jovem pesquisador, orientado por um pesquisador.

Regulamento das Atividades de Iniciação Científica

Editais

A tramitação bem como acompanhamento e avaliação do Programas de Iniciação Científica obedecem a regulamentação estabelecida pela Coordenação de Iniciação Científica. A cada ano, obedecendo o cronograma abaixo, a Coordenação de Iniciação Científica recebe dos professores orientadores, as propostas de pesquisa conforme estabelecido no Edital do PROBIC. Após a aprovação dos Projetos de Pesquisa, estes são implantados nos meses de abril ou outubro de cada ano dependendo do período de inscrição e apresentam duração de 12 meses.

Edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica - PROBIC

ETAPAS CRONOGRAMA 1 CRONOGRAMA 2
Inscrições 01 a 20 de março 01 a 20 de setembro
Julgamento Março Setembro
Resultado Até 31 de março Até 30 de setembro
Início da Vigência Abril Outubro

Modalidades de bolsas

Bolsas de Iniciação Científica

As bolsas de Iniciação Científica têm por objetivo despertar a vocação científica e incentivar os talentos de estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa, sob a orientação de um professor qualificado.

Os estudantes agraciados com bolsa de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) recebem o incentivo através de desconto na mensalidade e não podem receber outras bolsas da Instituição (por exemplo monitoria).

Bolsas para orientadores Mestre e Doutor

As bolsas para orientadores com titulação de Mestre e Doutor têm por objetivos contribuir para a geração de conhecimentos e para formação de pessoal qualificado, possibilitando a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Projetos de Iniciação Científica

Este navegador não suporta PDFs. Faça o download do PDF para visualizá-lo: Download PDF.

A UNIPAC para você