Engenharia de Produção

Excelência na formação de profissionais preparados para o mercado

A Engenharia de Produção é o ramo que planeja, projeta e gerencia sistemas organizacionais que envolvem recursos humanos, materiais, tecnológicos, financeiros e ambientais, com o propósito de aumentar a produtividade, garantir a qualidade do trabalho e produtos e reduzir custos de produção de bens e/ou serviços. Uma das principais características do engenheiro de produção é a multidisciplinaridade, pois esse profissional é capaz de gerenciar os recursos humanos e de unir conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais da empresa. Assim, o Engenheiro de Produção é o profissional responsável e capaz de controlar perdas em todos os processos de uma organização, seja a empresa produtora de produtos e/ou serviços. Inclui que ele é o profissional com capacidade de identificar e analisar as causas, estabelecer planejamentos preventivos e corretivos.

10 períodos / 5 anos
Bacharelado
R$ 894,27
Noturno

Escolha a unidade mais próxima de você

Mercado de Trabalho

Devido a uma formação ampla, o engenheiro pode atuar no setor industrial, agro agrícola, turismo, telecomunicação, informática, saúde, comercial e prestação de serviços, etc. Ele pode atuar na área financeira, análise da estrutura empresarial, produção de gêneros agrícolas, na comercialização de produtos, e outras diversas. Muitos podem abrir seu próprio negócio ou atuar como consultores em empresas de diferentes setores, devido aos conhecimentos em economia, gestão de pessoas e no gerenciamento administrativo. As principais áreas de atuação do Engenheiro de Produção são: controle de qualidade, engenharia do trabalho, desenvolvimento organizacional, planejamento e controle, produção mecânica, produção de materiais, produção química, produção elétrica e produção civil.
Para as organizações, diante de suas necessidades de sobreviverem no mercado e tornarem-se cada vez mais competitivas, o engenheiro de produção é quem se mostra capaz de administrar, pois possui know-how suficiente para atuar nas frentes para buscar os melhores resultados e ajudar a manter a competitividade. Dessa forma, o engenheiro de produção é o profissional que mostra-se como peça fundamental dentro de todo o processo, sendo sua capacidade multidisciplinar e seus conhecimentos técnicos de gestão e economia, fazem com que ele atue de forma mais focada para ajudar a empresa a enfrentar períodos mais complicados.

Mais informações

Duração

10 períodos / 5 anos

Investimento

R$ 894,27

Modalidade

Bacharelado

Turno

Noturno

Jussara Fernandes Leite

Possui mestrado em Administração, graduação em Administração de Empresa, Matemática e Engenharia de Produção. Atualmente, é Coordenadora do Curso de Administração e Engenharia de Produção, e é Professora de Gestão de Custos e Preços, Gestão de Processo e Projeto de Pesquisa do Curso de Administração da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Conselheiro Lafaiete (MG). Tem experiência profissional de 12 anos em empresas da área de reflorestamento e carvão vegetal, e de mineração; e possui mais de 15 anos de experiência na área de educação.

A UNIPAC para você