Engenharia de Minas

Excelência na formação de profissionais preparados para o mercado

Esse é o ramo da engenharia que se ocupa da pesquisa, da prospecção, da extração e do aproveitamento de recursos minerais. O engenheiro de minas atua na área de tecnologia mineral, desde a prospecção (busca de depósitos minerais), a lavra (extração do minério) até o beneficiamento (processamento, separação e concentração do material extraído) para adequá-lo às especificações produtivas.
Além de localizar jazidas, ele avalia o tamanho das reservas e a qualidade dos minérios. Estuda a viabilidade técnica e econômica da exploração do depósito mineral. Caso seja viável, elabora e executa o projeto de extração, escolhendo os equipamentos adequados e determinando os recursos humanos e materiais necessários ao trabalho.
Em geral, o engenheiro de minas atua em companhias mineradoras, mas pode trabalhar também em pedreiras, construtoras de estradas e empresas de demolição. Lida com tecnologias de última geração e com reciclagem de produtos industriais ou com a prospecção de jazidas. A legislação ambiental exige que esse profissional tenha como objetivo minimizar o impacto da extração sobre o meio ambiente.

10 períodos / 5 anos
Bacharelado
R$ 894,27
Noturno

Escolha a unidade mais próxima de você

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o Engenheiro de Minas está em ampla expansão, devido ao crescimento do setor mineral e as perspectivas para os próximos anos. Todas as mineradoras são obrigadas por lei a possuírem engenheiros de minas nos seus quadros técnicos, como responsáveis pelas atividades minerárias tais como: pesquisa e prospecção, desenvolvimento mineiro, lavra, beneficiamento e transporte.
Quanto a faixa salarial o Engenheiro de Minas pode variar de acordo com vários fatores como experiência (Trainee, engenheiro Junior, Pleno ou Sênior), especialização, região onde se localiza o trabalho, empresa contratante e fluência em línguas.

Mais informações

Duração

10 períodos / 5 anos

Investimento

R$ 894,27

Modalidade

Bacharelado

Turno

Noturno

Adriano Raimundo Totou

Mestrado em Engenharia Mineral, UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto. Dissertação: EFEITO DA DISPERSÃO NA DESLAMAGEM E FLOTAÇÃO DE MINÉRIOS HEMATÍTICOS ITABIRÍTICOS. Ano de obtenção: 2010

Graduação em Engenharia de Minas, UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto, 2003.

A UNIPAC para você