Engenharia de Minas

Excelência na formação de profissionais preparados para o mercado

Esse é o ramo da engenharia que se ocupa da pesquisa, da prospecção, da extração e do aproveitamento de recursos minerais. O engenheiro de minas atua na área de tecnologia mineral, desde a prospecção (busca de depósitos minerais), a lavra (extração do minério) até o beneficiamento (processamento, separação e concentração do material extraído) para adequá-lo às especificações produtivas.
Além de localizar jazidas, ele avalia o tamanho das reservas e a qualidade dos minérios. Estuda a viabilidade técnica e econômica da exploração do depósito mineral. Caso seja viável, elabora e executa o projeto de extração, escolhendo os equipamentos adequados e determinando os recursos humanos e materiais necessários ao trabalho.
Em geral, o engenheiro de minas atua em companhias mineradoras, mas pode trabalhar também em pedreiras, construtoras de estradas e empresas de demolição. Lida com tecnologias de última geração e com reciclagem de produtos industriais ou com a prospecção de jazidas. A legislação ambiental exige que esse profissional tenha como objetivo minimizar o impacto da extração sobre o meio ambiente.

10 períodos / 5 anos
Bacharelado
R$ 894,27
Noturno

Escolha a unidade mais próxima de você

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o Engenheiro de Minas está em ampla expansão, devido ao crescimento do setor mineral e as perspectivas para os próximos anos. Todas as mineradoras são obrigadas por lei a possuírem engenheiros de minas nos seus quadros técnicos, como responsáveis pelas atividades minerárias tais como: pesquisa e prospecção, desenvolvimento mineiro, lavra, beneficiamento e transporte.
Quanto a faixa salarial o Engenheiro de Minas pode variar de acordo com vários fatores como experiência (Trainee, engenheiro Junior, Pleno ou Sênior), especialização, região onde se localiza o trabalho, empresa contratante e fluência em línguas.

Mais informações

Duração

10 períodos / 5 anos

Investimento

R$ 894,27

Modalidade

Bacharelado

Turno

Noturno

Adriano Raimundo Totou

Graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003); Mestrado em Engenharia Mineral pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009) e Atualmente é engenheiro de processo e desenvolvimento da Companhia Siderúrgica Nacional, Mineração Casa de Pedra. Tem experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em Equipamentos de Beneficiamento de Minérios, Projetos de Mineração, atuando principalmente nos seguintes temas: dispersão, deslamagem, seletividade na flotação, filtragem de concentrador e rejeitos, concentração magnética de alta intensidade, flotação e dispersão.

Adriano Raimundo Totou
André Luciano de Carvalho
Fábio Luiz de Oliveira
Fernando Marinho
Francesco Bruno da Silva
Grace Marisa Miranda de Paula
Júlia Maria Alves
Manoel da Conceição Lopes
Patrícia Aparecida Ferreira de Souza
Stefan Willian Oliveira da Silva
Thiago Cristian Barbosa Nunes
Wanderson da Silva Chaves
Wesley de Assis Gomes

A UNIPAC para você