Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Embarcados

Excelência na formação de profissionais preparados para o mercado

A tecnologia de fabricação de microcontroladores e microprocessadores sofreu grandes avanços nas últimas décadas. Em decorrência disto tivemos um grande crescimento na disponibilização de dispositivos eletrônicos com grande capacidade de processamento. Com esta grande oferta, cresceu também a demanda do desenvolvimento de novas aplicações para serem usadas em microprocessadores embarcados em dispositivos móveis.
Atualmente muitas pesquisas tem se concentrado na chamada Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), que nada mais é do que o uso de sistemas embarcados dotados de programação inteligente e conexão à Internet. De fato, percebemos a presença dos sistemas embarcados (e da IoT) no nosso dia a dia.
A chamada “Indústria 4.0” é toda baseada no controle e automatização do processo produtivo, fazendo com que a demanda por profissionais especializados no projeto, desenvolvimento e avaliação de sistemas embarcados seja crescente.
A indústria automobilística, por exemplo, faz uso dos sistemas embarcados para o monitoramento do veículo e consequente atuação nas correções e alertas em tempo real.
A Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC/FUPAC) é conhecida como um centro de formação de profissionais das mais diversas áreas técnicas. Tendo, portanto, capacidade para contribuir fortemente na formação de tecnólogos.

5 períodos / 2 anos e meio
Tecnólogo
R$ 443,43
Noturno

Escolha a unidade mais próxima de você

Mercado de Trabalho

O profissional do curso de Sistemas Embarcados poderá atuar na especificação e desenvolvimento de softwares para microcontroladores, microprocessadores e dispositivos de lógica reconfigurável. O profissional é capaz de aplicar técnicas de engenharia de software no desenvolvimento de sistemas embarcados e gerenciar o projeto de desenvolvimento. É capaz ainda, de realizar avaliações e testar o desempenho e avaliar os requisitos mínimos de sistemas embarcados bem como atuar no projeto de hardware e software para esta classe de sistemas. É apto a utilizar ferramentas, equipamentos, dispositivos e interfaces de programação no projeto de sistemas embarcados. Poderá realizar vistorias, perícias técnicas e emitir laudos e pareceres técnicos em sua área de formação. E será capacitado a trabalhar em indústrias, empresas, institutos de pesquisa e instituições de ensino.

Ao longo do curso serão desenvolvidas as seguintes competências:
- Projetar, desenvolver e analisar sistemas embarcados, produtos e processos relacionados;
- Identificar e resolver problemas relacionados a sistemas embarcados;
- Aplicar conhecimentos matemáticos, tecnológicos e científicos no desenvolvimento de sistemas embarcados;
- Supervisionar a operação de sistemas embarcados;
- Avaliar criticamente a operação e manutenção de sistemas embarcados;
- Ser empreendedor;
- Ser capaz de aplicar princípios ético-humanísticos à sua atuação profissional, bem como às diversas relações sociais;

Mais informações

Duração

5 períodos / 2 anos e meio

Investimento/Mês

R$ 443,43

Valor exclusivo para ingressantes em 2020

Modalidade

Tecnólogo

Turno

Noturno

NOMETITULAÇÃO
ANDRE LUCIANO DE CARVALHODOUTOR
JIM JONES DA SILVEIRA MARCIANOMESTRE
JEAN CARLO MENDESMESTRE
FERNANDA MONTEIRO DE CASTROMESTRE
LUCIANO DOS ANJOSMESTRE
ALEX VITORINOESPECIALISTA

A UNIPAC para você