Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Embarcados

Excelência na formação de profissionais preparados para o mercado

A tecnologia de fabricação de microcontroladores e microprocessadores sofreu grandes avanços nas últimas décadas. Em decorrência disto tivemos um grande crescimento na disponibilização de dispositivos eletrônicos com grande capacidade de processamento. Com esta grande oferta, cresceu também a demanda do desenvolvimento de novas aplicações para serem usadas em microprocessadores embarcados em dispositivos móveis.
Atualmente muitas pesquisas tem se concentrado na chamada Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), que nada mais é do que o uso de sistemas embarcados dotados de programação inteligente e conexão à Internet. De fato, percebemos a presença dos sistemas embarcados (e da IoT) no nosso dia a dia.
A chamada “Indústria 4.0” é toda baseada no controle e automatização do processo produtivo, fazendo com que a demanda por profissionais especializados no projeto, desenvolvimento e avaliação de sistemas embarcados seja crescente.
A indústria automobilística, por exemplo, faz uso dos sistemas embarcados para o monitoramento do veículo e consequente atuação nas correções e alertas em tempo real.
A Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC/FUPAC) é conhecida como um centro de formação de profissionais das mais diversas áreas técnicas. Tendo, portanto, capacidade para contribuir fortemente na formação de tecnólogos.

5 períodos / 2 anos e meio
Tecnólogo
R$ 443,43
Noturno

Escolha a unidade mais próxima de você

Mercado de Trabalho

O profissional do curso de Sistemas Embarcados poderá atuar na especificação e desenvolvimento de softwares para microcontroladores, microprocessadores e dispositivos de lógica reconfigurável. O profissional é capaz de aplicar técnicas de engenharia de software no desenvolvimento de sistemas embarcados e gerenciar o projeto de desenvolvimento. É capaz ainda, de realizar avaliações e testar o desempenho e avaliar os requisitos mínimos de sistemas embarcados bem como atuar no projeto de hardware e software para esta classe de sistemas. É apto a utilizar ferramentas, equipamentos, dispositivos e interfaces de programação no projeto de sistemas embarcados. Poderá realizar vistorias, perícias técnicas e emitir laudos e pareceres técnicos em sua área de formação. E será capacitado a trabalhar em indústrias, empresas, institutos de pesquisa e instituições de ensino.

Ao longo do curso serão desenvolvidas as seguintes competências:
- Projetar, desenvolver e analisar sistemas embarcados, produtos e processos relacionados;
- Identificar e resolver problemas relacionados a sistemas embarcados;
- Aplicar conhecimentos matemáticos, tecnológicos e científicos no desenvolvimento de sistemas embarcados;
- Supervisionar a operação de sistemas embarcados;
- Avaliar criticamente a operação e manutenção de sistemas embarcados;
- Ser empreendedor;
- Ser capaz de aplicar princípios ético-humanísticos à sua atuação profissional, bem como às diversas relações sociais;

Mais informações

Duração

5 períodos / 2 anos e meio

Investimento/Mês

R$ 443,43

Modalidade

Tecnólogo

Turno

Noturno

NOMETITULAÇÃO
ANDRE LUCIANO DE CARVALHODOUTOR
JIM JONES DA SILVEIRA MARCIANOMESTRE
JEAN CARLO MENDESMESTRE
FERNANDA MONTEIRO DE CASTROMESTRE
LUCIANO DOS ANJOSMESTRE
ALEX VITORINOESPECIALISTA

A UNIPAC para você